25 de julho de 2009

A Parábola do Joio

Escrito por: Cordeiro 22:12, em | Sem comentários

A Paz do Senhor para os amados irmãos em Cristo e aos leitores da palavra do nosso Deus,

Queridos irmãos e amigos, nesta oportunidade que Deus nos concede, gostaria de junto com todos, deliciarmos com uma passagem bíblica que com certeza nos ajudará e muito na edificação de nossa fé.
No evangelho de Mateus, no capítulo 13 e versículos 24 à 30, nos revela o Senhor a seguinte parábola:
"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E quando a erva cresceu e produziu frutos, apareceu também o joio.
Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?
Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?
Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo.
Deixai-os crescer juntos até à colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro".

Joio = Segundo o dicionário da língua portuguesa, significa: Planta das gramíneas que nasce nos trigais. Coisa daninha que deve ser erradicada de uma comunidade, grupo.

O trigo também é uma planta gramínea, porém, a sua semente é usada na fabricação do pão.
Portanto, muito fácil de se confundir o joio com o trigo quando eles crescem juntos.
Só se distingue um do outro, quando chega a época da ceifa, quando então o trigo revela seu real valor, produzindo cereal comestível.
Nos versículos 36 à 43 do mesmo capítulo, o Senhor Jesus nos dá a explicação desta parábola e, é de extrema importância que atentemos para ela. Os discípulos sem entenderem o seu significado, pergunta agora para o Mestre: "Explica-nos a parábola do joio do campo. E Ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o filho do homem, o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do reino, e o joio são os filhos do maligno.
O inimigo que semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir ouça".

Queridos irmãos, às vezes quando tomamos posse de uma bênção ou de uma vitória da parte de Deus, relaxamos e esquecemos de vigiar e é justamente nesse momento que nos tornamos vulneráveis.
Se tomamos posse de uma vitória ou somos espiritualmente renovados na presença do Senhor, é o momento de mais ficarmos despertos e aumentarmos a vigilância, pois o nosso adversário aumentará suas investidas contra nós.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar". 1Pe 5:8.

Amados, muitas vezes estamos dentro da casa de Deus, louvando o seu nome apenas com os lábios ou na aparência e participando de sua mesa, mas não demonstramos de fato, com as nossas obras no dia-a-dia, que o estamos agradando.
O fato de estarmos dentro de sua casa não se caracteriza que somos seus verdadeiros adoradores. Deus conhece os tais.
Existem muitos que estão dizendo, Senhor Senhor, mas que infelizmente não herdarão o reino dos céus, mas somente aqueles que fizerem a vontade do Pai. (Mt 7:21).

O joio é uma erva daninha que pode e tem causado muitos estragos nas plantações de trigos.
Pelo lado espiritual, diríamos que tudo aquilo que acontece no meio da "Lavoura de Deus" que sois vós (1Co 3:9), como os escândalos, provem dessas ervas daninhas semeadas pelo adversário num momento em que não estamos vigiando ou estamos dormindo espiritualmente. Infelizmente esses estragos tem destruído lares, casamentos e tem levado a muitos apostatarem da fé.
Outras ervas daninhas, permanecem como que em oculto aos olhos humanos, mas tão viva na vida daqueles que não vigiaram, que muitas vezes, por medo ou vergonha da repercussão de seus atos cometidos, preferem ficarem caladas, doentes e até mesmo dormindo, novamente digo, espiritualmente, conforme está escrito em 1Co 11:30 e 1Tm 5:24.
"Quando confessamos nossos pecados e o deixamos, alcançamos misericórdia". Pv 28:13.
Queridos, há teólogos que dizem ser o joio os incrédulos desse mundo que vivem perto dos crentes por permissão de Deus, e em parte acredito nisso, digo em parte, porque trata-se de filhos do maligno (V38), mas também acredito se referir a muitos daqueles que se encontram dentro da Casa de Deus, pois nos versículos 41 e 42, diz: "Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha acesa: ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai".
Olha ai os justos (trigo) aparecendo na sua plenitude e brilhando no Reino do Pai! Aqui não há mais a presença do joio, pois o mesmo foi lançado na fornalha, junto com os escândalos.
O mundo aqui não é o que jás no maligno (1Jo 5:19), ou seja, naqueles que já fazem a vontade do adversário e que não conhecem a Deus.
Tudo o que fazem, não se pode caracterizar como escândalo para o Reino de Deus, pois fazem em seu próprio habitat.
Os escândalos aqui mencionados em associação ao joio, são aqueles produzidos dentro do Reino de Deus representado pelo seu povo e sua igreja na terra.
A finalidade é enfraquecer o reino e desmotivar os cristãos, muitos dos quais, novos convertidos, a crescerem e permanecerem firmes na fé.
Mas ninguém, nem o joio, nem o adversário, nem o inferno poderá prevalecer contra o Reino de Deus na terra, que é a sua igreja. (Mt 16:18).

Aleluia!!!

Bendito seja o Nome do Senhor.

Vigiem amados! Não durmamos espiritualmente!

Como o profeta Habacuque no capítulo 2:1, possamos dizer: "Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza, e que respostas eu terei à minha queixa". Ou em Ef 5:14 "Pelo que diz: Desperta tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará".
Despertemos e vigiemos. Não podemos permitir determinadas coisas acontecer dentro da Casa de Deus.
Que possamos rejeitar tudo aquilo que é contrário à nossa natureza cristã.
Que possamos agradar a Deus melhor do que temos feito até aqui.

Amados, sejamos sóbrios, quando chegar ao nosso conhecimento algum fato que possa causar danos profundo à igreja, oremos ao Senhor, consagremos mais e mais nossas vidas a Ele.
Ajudemos os fracos na fé, mas em O Nome do Senhor Jesus Cristo, freiemos nossa língua e não venhamos nós a darmos vazão a ventos de escândalos que só vem a aumentar os estragos e assim demorar também na sua cicatrização.

O Senhor é contigo.

Quem está do seu lado, dentro da casa DEle, também, a prióri, é seu irmão em Cristo. 2Ts 3:14:15.
Só o Senhor conhece as intenções do coração.
Ele dará a cada um conforme as suas obras. Mt. 16:27.

A Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos nós.

Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários e testemunhos são importantes, digite aqui. Exalte ao Senhor!!!