30 de junho de 2009

O Juizo Final

Escrito por: Cordeiro 12:53, em | Sem comentários

A paz do Senhor Jesus para toda a comunidade evangélica e leitores da palavra de Deus,

- "Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
- Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
- Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.
- Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
- E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo". Ap. 20:11-15.

- Existe um dia determinado por Deus para julgar a humanidade?
- Como se dará esse julgamento?
- Quem será julgado?
- Haverá condenação?
- Qual será a sentença dos condenados?

- Meus queridos, estas são algumas perguntas que gostaríamos de responder através deste pequeno estudo, e cuja finalidade é causar um despertamento também na vida daqueles que ainda não se decidiram em aceitar o sacrifício que o nosso Grande e Misericordioso Deus fez ao entregar o seu único filho para morrer por nós e nossos pecados ali naquela cruz.

- Existe uma eternidade!
- O homem não nasce sem um propósito e simplesmente morre e ai tudo se acabou.
- O homem nasceu para adorar ao seu criador e viver eternamente ao seu lado após o final da sua existência física, se assim, em vida, aceitar o seu sacrifício e andar segundo os mandamentos prescritos em sua palavra.

- "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto o juízo". Hb 9:27.
- "No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás". Gn 3:19.

- No evangelho de Mateus, no Cap. 25:31;32, diz: "Quando vier o Filho do homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas".

- Os santos de Deus (sua igreja) receberá sua recompensa por tudo aquilo que fez para o seu Senhor em sua obra na terra (e isso envolve: fidelidade no testemunho, na pregação da sua palavra, sua adoração, amor ao próximo, oração, consagração, etc...), conforme está escrito em 2Co 5:10 - "Porque importa que todos compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo".
- Manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou (JESUS CRISTO), esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo". 1Co 3:13-15.

- Após a morte segue-se o juízo: Hb. 9:27.
- Em 1Cr 16:33 foi predito: "Regozijem-se as árvores do bosque na presença do Senhor, porque vem julgar a terra".

- Foi predito: Deus permanece em seu trono para julgar, em Sl 9:27 diz: "Mas o Senhor permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar".

- Em Gn 18:25 nos diz que "Ele é o juiz de toda a terra".

- O juízo final tem o seu dia marcado: Rm 2:16 "No dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho".
- At 17:31 "Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

- Em Mc 13.32, nos diz que sua ocasião é desconhecida para nós (Prepare-se): "Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o filho, senão somente o Pai".

- O juízo final é chamado em Rm 2:5 e Ap 6:17, de O DIA DA IRA e da revelação do justo juízo de Deus. O grande dia da ira. Quem poderá suster-se?.
- Ele também é chamado em 2Pe 3:7, de o DIA DO JUÍZO e perdição dos homens ímpios.

- ANJOS CAÍDOS.
- Julgamento do grande dia = Na epístola do Apóstolo Judas, versículo 6, diz: "E a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, Ele tem guardado sob algemas eternas, para o juízo do grande dia.

- JESUS CRISTO SERÁ O GRANDE JUIZ DO GRANDE TRONO BRANCO!

- O juízo final será administrado por Cristo, em Jo 5:22 e 27 diz: "E o Pai a ninguém julga, mas ao filho concedeu todo o julgamento; E lhe deu a autoridade para julgar porque é o filho do homem".
- "E nos mandou pregar ao povo e testificar que Ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e mortos". At 10:42.

- Amados irmãos e leitores da Palavra do Bom Deus, a bíblia nos revela que os santos sentar-se-ão no tribunal ao lado de Cristo, conforme está escrito em 1Co 6:22a "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo?".
- Em Ap 20:4 está escrito "vi também tronos e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar".

- Aqueles que morreram sem lei (a lei de Moisés), no mundo antigo e todas as nações, com exceção de Israel, serão julgados pela Lei da Consciência, conforme está escrito: "Assim pois todos que pecaram sem lei, também sem lei perecerão". Rm 2:12a e "Estes mostram a forma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se". Rm 2:15.

- Julgamento dos Judeus.
- Aos judeus que morreram segundo a lei, diz: "E todos que com lei pecaram, mediante a lei serão julgados". Rm 2:12b.
- Todas as nações serão julgadas, pois o juízo diz respeito a elas, conforme está escrito em Mt. 25:32 "E todas as nações serão reunidas em sua presença, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas".

- De que lado você quer estar? Mt 25:33 "E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda".
- Como Ele se assentou à DIREITA do Pai, preste atenção, escolha pois HOJE também, como ovelha do Senhor, estar ao seu lado DIREITO, pois Ele diz em Mt 25:34-36 "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me".

- O juízo será a respeito dos homens!
- Reportando-nos em Hb 9:27 "E aos homens é ordenado morrer uma vez, depois disso segue-se o juízo".

- O juízo é sem acepção de pessoas! É para GRANDES E PEQUENOS!!!

- Deus não julgará pela aparência, raça ou cor ou posição social, mas sim pela RETA JUSTIÇA. Diante D´Ele não haverá privilégios, pois todo o joelho se dobrará diante de sua Majestade. "Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda língua". IS 45:23.

- OLHA A SALVAÇÃO DE DEUS, E O ESCAPE DA CONDENAÇÃO QUE ELE CONCEDE A TODA A HUMANIDADE.

- "Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque EU SOU DEUS, e não há outro". IS 45:22. ALELUIA. Glória a Deus!!!!!!

- O juízo é para justos e injustos, conforme está escrito em Ec 3:17 "Deus julgará o justo e o perverso".

- É para vivos e mortos. "Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino". 2Tm 4:1.

- Tudo aquilo que os homens fizeram e estão anotados diante de Deus, em livros, naquele dia será lido durante o julgamento. "Um rio de fogo manava e saia diante D´Ele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante D´Ele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros". Dn 7:10.

- Mais uma vez reportamos-nos a respeito do juízo de Deus sobre todas as nações: "Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más". Ec 12:14.
- Muitas vezes o homem comete pecados e não os confessa, achando que caindo no esquecimento e ninguém sabendo, poderá continuar a levar sua vida normalmente. ERRADO. "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Pv 28:13. Sem contar com o principal fato de que Deus é Santo e habitará somente com os santos, pois em Mt 5:8, diz: "Bem-aventurado os limpos de coração, porque eles verão a Deus".

- O Juízo será sobre toda a palavra.
- "De uma só boca procede bênção e maldição". Tg 3:10a.
- "Digo-vos que de toda a palavra frívola que o homem proferir, dela dará conta no dia do juízo.Porque pelas tuas palavras serás condenado". Mt 12:36;37.

- No julgamento os santos serão galardoados. Em 2Tm 4:8 diz: "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda".

- Sendo a bíblia sagrada e seus ensinos, que hoje chega a cada homem, rejeitada, a própria palavra que hoje é pregada e rejeitada, servirá de juízo naquele dia contra todos aqueles que não quiseram nada com Deus, conforme está escrito em Jo 12:49 "Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia".

- "Serão julgados todos os que não creram na verdade; antes tiveram prazer na iniquidade". 2Ts 2:12.

- "Os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus. Sl 9:17.

- Em Ap 21:8, nos diz: "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte".

- Os incrédulos, classe especial de pessoas céticas que rejeita toda a palavra e a eficácia dela, a bíblia nos diz em Mc 16:16b "Quem, porém não crer será condenado".

- Mas queridos irmãos e amigos, graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo Jesus. Pois a sua palavra nos afirma que "Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus". Rm 8:1.

- Neste pequeno estudo da palavra de Deus, tínhamos o propósito de abençoarmos aos irmãos em Cristo e despertar àqueles que ainda não professam um fé cristã e não seguem uma denominação evangélica, da iminente volta do Senhor e o fim para aqueles que o tem rejeitado.

- A Graça e a Paz do Nosso Mestre e Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo, Justo Juiz, seja com a vossa vida em todo o proceder.

Amém.

Autor: Ilmar Cordeiro Teixeira, Pb.

Fonte: Bíblia Sagrada.
Estudo livre para divulgação interdominacional e sua conferência à luz da bíblia.

0 comentários:

Postar um comentário

Seus comentários e testemunhos são importantes, digite aqui. Exalte ao Senhor!!!